• Projeto Restaure

Brincadeiras Cooperativas

Mis à jour : 27 nov. 2020


Muitas vezes nas brincadeiras infantis existe uma pressão para que cada um desempenhe bem sua parte e não fracasse. Os participantes se sentem pressionados e julgados principalmente depois de ver o resultado. Este tipo de pressão pode trazer perdas, tanto para os que são bem sucedidos como para os que fracassam. Nã vida do cristão o êxito e o fracasso não são medidos apenas pelas nossas realizações exteriores segundo os padrões do mundo, mas pela vitória nas pequenas coisas quando nos entregamos a Deus.


Quando mais positivas, alegres e enobrecedoras forem as primeiras experiências com brincadeiras de uma criança, mais ela se envolverá em atividades físicas com o passar do tempo. Se por alguma razão se sentir mal ou rejeitada, provavelmente perderá o gosto por elas. Fracasso nas brincadeiras infantis pode resultar na perda de interesse por atividades físicas. Pode gerar também sentimento de inferioridade por parte de quem perde, e orgulho e superioridade por parte de quem ganha.

Brincadeiras que produzem este efeito incluem o fator competição, e competição com alguém mais (além de você mesmo) não é um motivador positivo. Quando uma criança vence a brincadeira e se sente bem, este “sentir-se bem” geralmente não é baseado em sua realização, mas no fato de que ela foi melhor que os outros. Esta não é uma atitude cristão, e não está de acordo com os princípios educacionais de Deus, pois a base da verdadeira educação é a abnegação, é o amar e servir ao próximo.


Quando a criança participa de brincadeiras cooperativas, ela desenvolve cooperação, aceitação, inclusão e abnegação. Estes componentes contribuem para que as crianças cresçam com uma atitude sadia quanto à si mesmas e aos seus colegas.


Como educadores precisamos prover nossos filhos e alunos com oportunidades para desenvolver abnegação até mesmo nas horas de recreação. Por isso, apresentamos a você a apostila Brincadeiras Cooperativas, como um ponto de partida para você estabelecer novos conceitos de atividades recreativas com seus filhos e alunos.


Abraço, Rute


Clique aqui para baixar a apostila


148 vues0 commentaire

Posts récents

Voir tout

Siga-nos no Youtube

  • Branca ícone do YouTube

Projeto Restaure © 2021